Os desafios da empatia na clínica e na cultura

com Daniel Kupermann

Inscreva-se preenchendo o formulário abaixo

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Daniel Kupermann


Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Professor Associado (livre docente) do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP). Vice-presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCINT) do IPUSP. Coordenador do psiA – Laboratório de pesquisas e intervenções em psicanálise. 

 

Possui doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi pesquisador do CNPq (recém doutor) no Departamento de Psicologia (tendo sido credenciado como professor orientador no Mestrado em Psicologia) da Universidade Federal Fluminense. Atuou como Professor Convidado na École Doctorale; Recherches en psychanalyse et psychopathologie da Université Paris 7 – Denis-Diderot, em Paris. É também Presidente do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi, membro do Grupo de Trabalho Psicanálise, subjetivação e cultura contemporânea da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). 

 

É autor dos livros Por que Ferenczi? (Zagodoni), Estilos do cuidado: a psicanálise e o traumático (Zagodoni), Transferências cruzadas: uma história da psicanálise e suas instituições (Escuta), Ousar rir: humor, criação e psicanálise (Civilização Brasileira) e Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica (Civilização Brasileira), além de organizador de várias coletâneas e colaborador de várias

publicações científicas nacionais e internacionais. Coordena, na editora Zagodoni, a coleção Grandes psicanalistas e a coleção Inquietações.

Abertura com

Selma Pato Vila

Essa aula será apresentada pela Professora Responsável, Sócia-diretora do Instituto Deep e Curadora do Projeto Diálogos Abertos.


Selma é historiadora especialista em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestra na área de linguística na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, psicanalista, professora de história do Brasil, história geral e história econômica por mais de 30 anos, atua como professora de psicanálise há mais de dez anos.

27AGO

11h00

Confira as edições anteriores

A psicanálise na ditadura civil-militar brasileira: lições da história com Rafael Alves Lima

A Formação em Psicanálise com Armando Colognese Jr.

O palhaço e o psicanalista: escuta, acolhimento e coragem com Cláudio Thebas

A Angústia e a Cultura da Indiferença: dores dos nossos dias com Christian Dunker

@ Todos os Direitos Reservados.