Site

Curso de formação em psicanálise

Aulas online e/ou presenciais em São Paulo

Aulas Semanais

O curso
Nossos diferenciais
Contatos

Curso de formação

AS AULAS DA PRÓXIMA TURMA INICIAM-SE

Quinta-feira, dia 20 de outubro de 2022 às 19:20

O Instituto Deep oferece um curso de formação em psicanálise nos formatos PRESENCIAL, ONLINE ou de forma HÍBRIDA.

Todas as aulas são gravadas e acessíveis a qualquer momento. 

 

O nosso público: o nosso curso é aberto a todos(as) e propõe várias possibilidade para quem quiser se aproximar da psicanálise com ou sem formação.

 

Duração: 36 meses.

Frequência: Semanal, às quintas-feiras.

Horário: 19h20 às 22h00.

Formato: No caso presencial, as aulas são ministradas na nossa matriz, no Itaim Bibi, em São Paulo. Já na opção online, as aulas podem ser acompanhadas por meio de redes sociais e/ou por uma plataforma EAD, dependendo da modalidade contratada.

Cadastre-se e assista as primeiras aulas gratuitamente

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Existe a possibilidade de ingressar no curso e concluí-lo COM ou SEM formação em Psicanálise. Para ampliar o acesso aos primeiros conceitos trabalhados em nossas aulas, contribuindo para uma difusão democrática da psicanálise, o Instituto oferece o primeiro mês do curso gratuitamente para todos os inscritos.

Os dois meses subsequentes são oferecidos a um valor de mensalidade reduzido, simbólico.

Somente a partir do 4º mês é que os inscritos serão convidados a efetivar sua matrícula, optando por uma das modalidades: Ouvinte ou Freud.



Modalidade

"OUVINTE"

SEM formação em psicanálise.

Após os três meses iniciais, esta modalidade é para quem quiser ingressar no curso SEM formação em Psicanálise. Sem entrevista prévia, sem restrição de grau de escolaridade, sem necessidade de análise pessoal ou supervisão de caso e sem avaliação de conteúdo.

Modalidade

"FREUD"

 COM formação em psicanálise.

Após os 3 meses iniciais, este curso é para quem quiser obter a formação em Psicanálise. O único requisito é uma entrevista com a nossa equipe antes do início do curso. Para finalização do processo de formação é necessário que o aluno apresente o certificado de conclusão do terceiro grau.

Para alunos(as) da Modalidade "FREUD": 

Para receber o certificado do Instituto Deep, de formação em Psicanálise, após três anos, serão exigidos os requisitos seguintes:

1 - Validação de todas as provas teóricas.

2 - Validação e assinatura pela equipe do Instituto Deep da análise pessoal do(a) aluno(a).

3 - Validação e assinatura pela equipe do Instituto Deep da supervisão de casos do(a) aluno(a).
4 - Apresentação do diploma de ensino superior completo.

Nossos diferenciais

Vêm do compromisso de propagação da Psicanálise e da experiência, direta ou indireta com ela, dos mais de cinquenta profissionais envolvidos na nossa escola.

1 - A erudição a serviço da prática

 

A Psicanálise é um método de tratamento clínico e é, também, um método de investigação, de procura. Trata-se de investigação clínica e extraclínica e, por isso, Freud interessou-se tanto pela cultura, pela religião, pela arte, pelas línguas...


Nossa escola está extremamente empenhada em suscitar essa preocupação em nossos(as) alunos(as). Por esse motivo, trabalhamos a leitura dos textos originais de Freud e de seus grandes estudiosos, bem como a literatura clássica mundial e brasileira. Além disso, recomendamos a visita a museus, a ida ao teatro e ao cinema, assim como o contato com toda a produção da arte humana. É necessário compreender a importância da História, da Matemática, da Filosofia e de todas as áreas de que for possível se apropriar!


Mas, embora a Psicanálise tenha uma teoria e seja fundamental a erudição, como salientamos, ela é, antes de tudo, um saber fazer, uma prática, e, portanto, tudo está a serviço dessa prática. 

Assim, a formação oferecida pelo Instituto Deep não se restringe somente aos conceitos, mas salienta a importância de aplicá-los.

Desse modo, entendemos que os conceitos e os conteúdos não devem ter apenas uma apropriação cognitiva; eles devem ser incorporados de tal forma que possam definir a posição do(a) futuro(a) psicanalista no consultório.


Na formação teórica que o Instituto Deep oferece, há mais de 30 (trinta) módulos criados por nossa equipe e estudados profundamente. Tais módulos visam organizar a compreensão do pensamento freudiano e pós-freudiano por meio de uma vasta bibliografia, que abrange:

  • história da Psicanálise;
  • aparelho psíquico;
  • formação do ego;
  • pulsões;
  • sintomas;
  • transferência;
  • sistema de defesa.

Esses são alguns dos temas estudados no decorrer do curso, sem esquecer a ênfase na “integração de conceitos e práticas de consultório”, voltada à formação para atuação do(a) psicanalista. 

2 - O enfrentamento do aluno em foco

 

A integração e a introjeção dos conceitos em paralelo com a análise pessoal do(da) aluno(a), validada pelos analistas obrigatoriamente credenciados pela escola, juntamente com a supervisão dos atendimentos obrigatórios, imprescindíveis à obtenção do certificado do Instituto Deep, formam o tripé psicanalítico proposto por Freud e adotado por nós. O enfrentamento de si mesmo e das idealizações e a desmontagem do que se pensa sobre si mesmo(a)são o caminho proposto pelo Instituto para que o(a) futuro(a) psicanalista possa reproduzir esse percurso do outro lado, isto é, do lado do paciente. 

3 - Modalidades “presencial” e “online”

 

Estudar Psicanálise no século XXI: praticidade e facilidade sem perder a profundidade e a erudição.

Esse foi um grande desafio com o qual nos deparamos: como atender aos alunos que não podiam estar presencialmente nas aulas, por estarem até em outros países, e que nos procuravam para se formar, para se enfrentar?


Propiciando acesso presencial em nossa matriz no Itaim Bibi – São Paulo – e/ou online (redes sociais e/ou plataforma de ensino EAD), o Instituto Deep soube criar um ambiente vanguardista, com uso das mais modernas tecnologias, para permitir os estudos e a formação de seus alunos, sem perder o rigor e a profundidade exigidos por uma formação em Psicanálise.  

4 - A comunidade do Instituto Deep

Pertencer é preciso!

 

A comunidade DEEP compõe-se de perfis variados e complementares, fazendo parte de uma rede com mais de 100 (cem) profissionais e parceiros ligados, direta ou indiretamente, à Psicanálise.

Essa comunidade funciona como um fórum de interlocução e discussão de ideias, fundamental para a continuidade da formação dos profissionais ligados à nossa escola.


Talvez, porém, a mais importante característica dessa comunidade seja o compromisso com o fato de que temos de lutar por uma sociedade livre e mais justa, porque a Psicanálise não pode existir num estado não democrático devido à sua natureza. A Psicanálise é uma teoria crítica quanto à subjetividade humana, à nossa moralidade, às representações que fazemos da nossa sexualidade, às nossas ilusões, às representações sobre o nosso eu. Por isso, essa ciência, essa prática, só funciona num estado livre. E este é o nosso maior compromisso: com a liberdade, com o debate de ideias, com a ciência, com um mundo melhor para todos.​

Selma Pato Vila

Professora responsável e Sócia Diretora do Instituto Deep

Selma é historiadora especialista em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Licenciada em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestra na área de Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, psicanalista, professora de história por mais de 30 anos, atua como professora de psicanálise há mais de dez anos.

Contatos

Whatsapp
Entre no nosso Grupo de Telegram
Entre no nosso Grupo de Whatsapp

@ Todos os Direitos Reservados.